Esta receita ficou ligeiramente diferente da original apresentada pela chef Marlene Vieira porque não tinha em casa todos os ingredientes pedidos (mas nem por isso ficou menos saborosa).
Aqui está o resultado:
A tempura é um prato japonês que consiste basicamente em pedaços fritos de vegetais ou marisco envolto num polme fino, que vai a fritar em óleo bem quente por 2/3 minutos. A tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses, sim, portugueses, no século XVI ^_^.
Este prato é uma boa entrada agora neste (quase) tempo de verão, bastante leve e saborosa. Deixo a minha adaptação e a receita original.
Ingredientes para 4 pessoas (receita original):
200g de lombo de bacalhau demolhado
1 Limão
Pimenta preta
Maionese
1 Dente de alho
1 Molho de coentros
80g de cebola roxa
80g pimento vermelho
80g pepino
100g tomate em cacho
1dl de azeite
Vinagre
Óleo
100g de farinha s/ fermento
100g de Maizena
1 C. café de fermento
200ml de água com gás bem gelada
Sal fino
1 Ovo
Para fazerem a receita da chef Marlene basta abrir o link .
Quanto a mim, cheguei à cozinha e constatei que não tinha um lombo de bacalhau demolhado (mas tinha lascas de bacalhau congelado), não tinha cebola roxa, não tinha a farinha s/ fermento, não tinha o molho de coentros, não tinha pimento vermelho (mas tinha metade um pimento verde já meio murcho). Como queria muito fazer esta receita decidi dar um jeito.
Comecei por colocar a água com gás no congelador e o que acham que aconteceu? Sim, eu esqueci-me dela e quando me lembrei já metade da garrafa estava congelada -.-'
Coloquei as lascas de bacalhau numa taça em banho-maria (a água não pode tocar no recipiente) e à medida que o bacalhau ia descongelando, coava a água (para não deixar o bacalhau cozinhar) e voltava a colocar no fogo. Entretanto fui cortando em cubos muito finos (picadinho) o pepino e o tomate.
O pimento, por já estar meio mole achei melhor assar um pouco (na receita original não é requisito). Eu assei directamente na chama (espetei o pimento num espeto de churrasco) mas podem colocar um tacho grelhador (é mais seguro). Fui picando e só juntei à mistura do pepino e tomate picado quando já frio e juntei também um pouco do azeite e um pouco de vinagre.
Piquei o alho e coloquei numa taça com azeite.
Coloquei um pouco de maionese numa taça e misturei um pouco de coentros com alho (seco) que tinha aqui perdido na prateleira das ervas aromáticas. Se não tiverem, podem optar por picar alho e juntar à maionese (e só) ou então colocar uma erva do vosso gosto que vá bem com a receita, ou só a maionese mesmo (se for de boa qualidade, o cheirinho e a cremosidade serão o bastante).
Cortei algumas rodelas de laranja bem finas e um pouco de alface também (que deve ser lavada previamente, não façam “duhh”, nunca se sabe se a pessoa que está a ler é distraída...).
Entretanto o bacalhau descongelou. Cortei em tiras de +/- 2 mm (no vídeo acho que estão maiores um bocado). Com uma colher salpiquei o azeite com alho, salpiquei sumo do limão e coloquei um pouco de pimenta (prefiro usar pimenta moída no momento).
O óleo já deve estar a aquecer neste momento (no máximo).
Numa taça coloquei a farinha (prefiram s/ fermento, o “puff” da tempura fica muito melhor), a Maizena (amido de milho), fermento, ovo, sal e a água com gás (não deixem congelar!). Misturar tudo com uma colher de sopa. Mergulhar o bacalhau nesta massa, escorram ligeiramente e coloquem na fritadeira. Mexam o cesto e vão ver as bolinhas de bacalhau a subir.
Quando estiver pronto coloquem num prato com um guardanapo absorvente para sugar o óleo.
Coloquem um pouco de maionese num prato e a tempura em cima. Acompanhar com a salada picada, alface e laranja.
Et voilá!
O meu “puff” foi mais “piuuuf” mas da próxima já sei que não vou deixar a água congelar eeee usarei farinha sem fermento eeee o fermento à parte. No mais, ficou bem bom!!
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário