Hoje esta entrada vai ser em cheio! O título é "Creme de Mascarpone com Pão-de-Ló ou Pavlova e Frutos Vermelhos" porque assim aplicamos este creme maravilhoso a duas receitas que são uma maravilha neste tempo. Inicialmente ia só fazer o Pão-de-ló mas vi que iam sobrar umas claras e pensei logo em aproveitá-las (podem também aproveitar as claras e fazer Pudim Molotof!). Tem pessoas que guardam as claras e depois utilizam, podem fazer isso, mas para mim não há nada mais fresco que um ovo partido na hora (e dentro do prazo =P).
O creme de mascarpone é um creme maravilhoso que me foi apresentado em 2009, por ocasião de uma Páscoa bem passada em Itália com algumas das minhas melhores amigas. Na altura foi servido a acompanhar o Pandoro (um género de Pão-de-ló). Existem receitas de Pandoro (ou pan d’oro) na internet que podem usar mas não há nada como aquele Pão-de-ló que uma pessoa faz no Natal.
Receita de Pão-de-ló:
5 Ovos inteiros
10 Gemas de ovo
300g de açúcar
200g Farinha s/ fermento
Folhas de papel cavalinho (prefiram o papel cavalinho mas se não tiverem usem papel vegetal)
Pré-aquecer o forno a 225ºC.
Ora bem, se tiverem um alguidar isso é espectacular, estou a ver se os meus pais compram dois para o próximo Natal, se não tiverem, façam como eu e usem uma forma de alumínio normal com buraco e forrem-na.
Deitar os ovos e as gemas numa tigela grande e começar a bater (nesta fase, se quiserem aproveitar as claras para fazer as outras receitas separem já em tigelas diferentes nas quantidades que vou referir em seguida nas respectivas receitas).
Juntar o açúcar e bater pelo menos 20 minutos. Vão ver que cresce muito, fica fofo e airoso.
Vão juntando a farinha peneirada aos poucos (envolvendo com a colher de pau). É muito giro, o preparado por vezes parece que está a borbulhar quando envolvemos a farinha).
Deitar no alguidar/forma. Quem tem alguidar, tem outro para tapar. Quem não tem, o que eu faço é cobrir com uma folha de papel vegetal e colocar um tabuleiro de ir ao forno por cima (para ele não ficar muito escuro na “crosta”).
Quando retirarem do forno, se tiverem alguidar deixei arrefecer tapado; se tiverem a forma de alumínio eu prefiro colocar o pão-de-ló a respirar em cima de uma rede para não deixar que o vapor murche o pão-de-ló (abro o papel vegetal do pão-de-ló dos lados e faço uns furos com uma faca por baixo do pão-de-ló (podem simplesmente retirar todo o papel vegetal também…)
Se não o usarem todo no mesmo dia, guardem dentro de um saco plástico bem fechado para retardar que ele seque.
Pode comer-se assim, com o creme ou então acompanhado por uma bela fatia de queijo (melhor pequeno-almoço de Natal ever! Leite com café acompanhado por esta maravilha dourada e queijo tipo Limiano).
Receita Creme Mascarpone:
3 Ovos
250g Mascarpone
70g de açúcar
Separar as gemas das claras.
Misturar bem o açúcar e as gemas. Juntar o mascarpone e misturar.
Bater as claras em castelo e envolver no preparado anterior.
Os dois juntos e os frutos vermelhos fizeram este belo filho:
Aproveitando as claras, tenho esta receita de Pavlova do site Joy of Baking, um dos meus sites de receitas preferido.
Receita de Pavlova:
4 Claras de ovos (+/-120 g)
200g de açúcar super fino (se não tiverem, usem açúcar normal mas primeiro passem na varinha mágica ou na picadora para partir os cristais).
½ C. chá de essência de baunilha
1 C. chá de vinagre branco
½ Colher de sopa de Farinha Maizena (amido de milho)
Pré-aquecer o forno a 130ºC. Façam e cortem um círculo do tamanho que vão querer a vossa Pavlova e coloquem num tabuleiro de ir ao forno (eu optei por fazer 5 pequenas, a olho, uma em cada canto e uma no meio do tabuleiro).
Eu quando quero bater as claras em castelo gosto de passar sumo de limão no recipiente onde o vou fazer e assim, com um guardanapo, limpo a bacia (eu uso sempre de alumínio ou de vidro), eliminando quaisquer resíduos.
Com a misturadora eléctrica bater as claras a velocidade média até que este esteja branco e já consiga formar uns picos. Começar a juntar o açúcar, colher a colher, isto é para que se misture bem o açúcar nas claras, e continuar a bater na velocidade máxima até que estas ganhei uma consistência firme (sabem se está no ponto se passarem um pouco entre os dedos e não sentem a “pedra” do açúcar). Bater a baunilha no preparado. Deitar o vinagre e polvilhar com a Maizena e com um salazar (espátula de borracha) envolver bem. Colocar o preparado no papel vegetal, espalhar bem e certificar-se que fica mais alto dos lados que no centro.
Vai ao forno por 60 a 75 minutos (exterior da Pavlova tem de estar seca ao toque). Desligar o forno e deixar que a Pavlova arrefeça com a porta entreaberta.
Se não quiserem usar creme de mascarpone podem sempre fazer chantilly.
Ficou assim (a complementar, raspei um pouco de chocolate e polvilhei açúcar em pó):
Ainda vão sobrar umas claras pelo que em seguida vou escrever-vos a receita de Merenguitos ou bolachas de merengue, que são óptimos também com creme mascarpone:
Mas prefiro dar-vos em seguida e ao mesmo tempo colocar a receita de um Trifle de Brownie que é um mimo!
Sem comentários:
Enviar um comentário