terça-feira, 22 de abril de 2014

Caril de Paçoca de Carne Seca

Esta receita surgiu de um daqueles momentos em que o nosso cérebro nos diz "sabes o que deve ficar bom com isto...." e então fui lá eu para a cozinha. A paçoca é um prato típico de várias regiões no Brasil, incluindo o Mato Grosso.

Uma pequena nota, esta massa de caril não tem alguns dos ingredientes que normalmente uma massa de caril leva, pura e simplesmente porque não encontro os ingredientes na cidade onde moro (mas a partir do momento em que vos digo que nem mascarpone aqui vende estão a ver que realmente é impossível achar algumas especiarias) no mais, o método de confecção foi alterado por não dispor dos meios necessários mas a gente dá um jeito....^_^

Receita:

Massa de Caril
2 dentes de alho
1 folha de louro grande
Meia cebola grande ou uma inteira até picada
Molho pimenta 3 c. sopa
1 pedaço de gengibre
1 tomate partido em cubos

Bater tudo no liquidificador com um pouco de água. Colocar num tacho até a água evaporar.
Num tacho colocar 2 c. sopa de óleo, e o preparado. Quando este ficar mais grosso, juntar 1 tomate partido aos cubos, açafrão e sal em lume brando até ficar numa cor castanho-dourado

1  c. café de canela 
1 c. chá de cravinho 
1 c. chá de salsa seca
 1 c. chá de pimenta
 1 c. chá de açafrão
 1c. chá de caril 

Misturar a canela, o cravinho, a salsa seca, a pimenta, o açafrão,o caril e triturar tudo (juntei parte do tomate e um pouco de água). Juntar este preparado ao anterior e deixar em lume brando secar um pouco. Levar novamente ao liquidificador.

Paçoca de carne seca

500 g de carne seca
1 Cebola grande picada
3 C. de sopa de manteiga
200g de farinha de mandioca
Pimenta
Salsa picada

Colocar a carne de molho uns 2 a 3 dias antes, trocando a água várias vezes. Cortar a carne em pedaços pequenos e colocar pimenta. Colocar duas colheres de manteiga num tacho com metade da cebola até dourar e juntar a carne. Ela liberta água por isso cozinhar bem até fritar.
Colocar no liquidificador e triturar bem. No mesmo tacho levar o resto da manteiga e o resto da cebola até dourar e juntar a carne misturar bem e juntar a farinha e misturar bem durante uns dois minutos. Desligar o lume e juntar a salsa e reservar.



Para o Caril

1 C. sopa de manteiga
2 c. sopa de óleo
1 cebola grande partida em meias luas
1 c. sopa de caril
1 c. sopa de massa de caril
1 c. sopa de farinha
450 ml de caldo de carne (usei meio cubo de carne)
2 colheres de sopa de chutney de manga ou  1 c. sopa de sumo de manga (eu não tinha mas como gosto de ananás com carne e tinha sumo em casa foi isso mesmo que usei)
Sumo coado de um limão
200 ml de natas
Sal e pimenta

Aquecer a manteiga e o óleo num tacho e alourar as cebolas por uns 4 minutos. Polvilhar com o caril e deixar cozinhar um minuto, juntar a massa de caril e a farinha, deixar um minuto. Aos poucos juntar o caldo, deixar ferver, mexendo sempre até engrossar. Juntar o chutney ou o sumo de manga ou ananás e o sumo de limão e misturar bem. Baixar o lume e deixar fervilhar uns 10 minutos. Bater o molho no liquidificador até ficar cremoso. Deitar novamente no tacho e juntar as natas e temperar a gosto. Reaquecer o molho em lume brando mas não deixar ferver.




Acompanhar com arroz, salsa picada a gosto e banana terra frita . Fica um mimo! 


quarta-feira, 9 de abril de 2014

Arroz Maria Isabel com Farofa de Banana


O Arroz Maria Isabel é uma receita que ora dizer ser típica do Mato Grosso, ora dizem ser típica do Piauí mas uma coisa é certa, independentemente da origem ele casou com a Farofa de Banana e se vão experimentar fazer este arroz não o podem fazer sem ela. 
Esta receita podem encontrar facilmente em qualquer busca na Internet, eu procurei a receita do Arroz Maria Isabel tal como ele é feito no Mato Grosso e adaptei-a ligeiramente, tendo ficado assim:


Para duas pessoas:

1 Cebola média picada
2 dentes de alho picado
250g de Carne seca em cubos
Meia colher de chá de colorau
meia colher de chá de pimentão doce
Azeite
sal
1 Chávena de Arroz Integral
4 Chávenas e meia de água a ferver no caso de usarem arroz integral  ou 2 chávenas se usares arroz branco (para o arroz ficar al dente)
Salsa e Cebolinho (também chamado de cebolinha-francesa) picado

Bom, com a carne seca temos de fazer como com o Bacalhau...há que colocar em água um dia e meio (e mudar a água). Como eu não queria fazer o arroz no segundo dia de dessalga, no fim do segundo dia eu coloquei a carne em pedaços num tacho com água a ferver por uns 10-15 minutos e guardei no frigorífico para usar no dia seguinte.
Cortei a carne em pedaços bem pequenos, piquei a cebola e o alho. Num tacho grande coloquei azeite e juntei o alho e a cebola e em seguida a carne, deixei fritar bem e juntei o colorau e o pimentão doce (agora que penso, juntar uma folha de louro ou um cravo talvez não tivesse sido uma má ideia), juntei o arroz, deitei o sal e misturei tudo muito bem e juntei a água a ferver.
Deixar cozinhar, provar o tempero. O arroz estará pronto quando não tiver mais água (verifiquem se o arroz está bem cozinhado ou se vai ser necessário juntar mais água).
Juntem a salsa e o cebolinho picado e deixem o arroz repousar um pouco no tacho com o testo.



Farofa de Banana

Enquanto que o arroz está a cozinhar aproveitem para fazer a farofa.
Vão precisar:

Meia cebola picada
1 Banana Terra cortada em pedacinhos
Farinha de Mandioca
cebolinho picado
Óleo

Fritem a Banana até ela passar de pálida para dourada (terão de virar os pedacinhos). Coloquem num prato com um guardanapo absorvente e salpiquem com um pouco de farinha.
Numa frigideira com pouco óleo cozinhem a cebola até ficar transparente, juntem a farinha, cozinhem por uns 2 ou 3 minutos mexendo com uma colher, coloquem uma pitada de sal, e juntem a banana. Misturem tudo muito bem e no final acrescentem o cebolinho.

[Tem quem junte bacon a esta farofa mas quando a acompanhar este arroz eu não creio ser necessário].

Voilá