sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Bolo de coco simples

Eu nunca passei muita confiança para bolo de coco mas meti na cabeça que queria porque queria fazer um bolo de coco para a hora do café e deu nisto.




Bolo de coco não tem nenhuma sabedoria (apesar de eu ter demorado quase uma semana a escolher uma receita para fazer). Mesmo a receita que vi no site “sabor intenso”, não me agradou totalmente e por isso fiz umas ligeiras modificações.

Brevemente quando tiver todos os meus apetrechos espero fazer algo mais elaborado para postar aqui. Entretanto façam este e tentem não comer o bolo inteiro!! ^_^

Receita

300g de  farinha
300g de açúcar
1/2 chávena de óleo
50g de coco ralado + 50g de coco ralado
4 ovos
1 chávena de água quente
100 ml Leite de coco (opcional)
1 chávena de  leite quente
1 colher de chá e meia de fermento (se tiverem bicarbonato de sódio juntem também uma colher de chá e aí podem retirar a meia colher de fermento).

Preparação:

       Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Reservar e pré-aquecer o forno a 180º C.
Misturem bem as gemas com o açúcar. Adicionem o óleo e batam bem. Numa bacia misturem a farinha e o fermento (e o bicarbonato de sódio caso estejam a usar) e peneirem na mistura do açúcar, batendo de vez em quando. Juntem o leite de coco.
        Batam as claras em castelo e reservem.
        Juntem a água quente à mistura do bolo, misturem bem. Envolvam as claras em castelo.

       Levar ao forno entre 35 a 40 minutos (verifiquem, este bolo não fica muito escuro no topo e acredito que 35 minutos seja o suficiente).

      Enquanto o bolo está no forno aqueçam uma chávena de leite quente com duas colheres de sopa de açúcar e duas colheres de sopa de leite de coco (mexam bem para o açúcar não ficar no fundo da chávena).

       Quando retirarem o bolo do forno façam furos por todo o bolo e vertam o leite. Deixem ficar o bolo na forma até ficar frio. Entretanto num tacho em lume baixo eu tostei a metade do coco. Podem omitir isto e simplesmente polvilhar o bolo com o coco ralado. O resultado é um bolo fofo, leve e altamente viciante.




Bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário