quarta-feira, 24 de julho de 2013

Almôndegas de Fricassé com Massa Esparguete

Hoje o dia pedia algo quente e aveludado e nada melhor do que estas almôndegas de fricassé. Não que sejam algo de extremamente especial, muito diferente de tantas outras almôndegas, mas o molho branco confere um sabor muito próprio à carne e uma cremosidade à massa esparguete que cai maravilhosamente bem num dia mais frio. 



Fica a receita.

Para as almôndegas:

300g de carne de vaca picada
1 Cebola
1 Dente de alho
2 C. sopa de farinha
2 Ovos
1 Ramo de salsa
Sal e pimenta q.b.
Óleo para fritar

Molho

50g de margarina
3,5dl de caldo de carne quente
2dl de natas
1C. sopa de farinha
Sumo de um limão pequeno
2 Gemas

Descasquem a cebola e o alho e piquem finamente. Num recipiente misturar bem na carne picada. Acrescentem a salsa picada, a farinha e os ovos. Temperem com o sal e a pimenta e misturem bem. Moldem as almôndegas (podem usar a colher de sopa como medida) e fritem no óleo quente até ficarem douradas e reservem em papel absorvente.

Num tacho (deve ser grande porque depois vamos colocar as almôndegas a cozinhar mais um pouco) coloquem a margarina e levem ao lume até derreter. Juntem a farinha e mexam bem. Adicionem o caldo de carne quente aos poucos mexendo sempre de cada vez. Neste momento devem ter um creme (um pouco líquido mas mesmo assim um creme). Juntem as natas e mexam bem e em seguida juntem as almôndegas. Tapem e deixem cozinhar em lume brando por 15 minutos (para já não coloquem nem sal nem pimenta).

Numa tigela misturem as gemas e o sumo do limão e adicionem, em fio, mexendo sempre delicadamente para não destruir as almôndegas. Verifiquem o tempero e rectifiquem o sal e acrescentem pimenta. Misturem bem e está pronto a servir.

Podem servir com arroz ou puré mas definitivamente usem massa esparguete (com ou sem ovo)!




Cozinhados felizes***

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Tarte de Frango e Abacaxi


         Esta é uma boa receita para este tempo que retirei de uma revista. Servi esta tarte acompanhada de uma salada de alface e arroz branco. Fica a receita.

Massa quebrada

250g de Farinha peneirada
125g de Margarina amolecida
0,5 dl de Água
1 ovo
Sal fino q.b.

Recheio

500g de Frango
Bacon (4 fatias)
3 rodelas de abacaxi
200ml de natas
2 cebolas médias cortadas em meias luas
3c.s. de azeite
100g de queijo mozzarella
2 ovos batidos
Salsa picada
Orégãos
Sal e pimenta q.b.
Margarina para untar a forma

Eu fiz a massa quebrada mas podem comprar e assim é ainda mais rápido. Caso queiram fazê-la peneirem a farinha na banca (ou numa bacia larga também dá e não suja tanto). Façam um buraco no centro e coloquem a margarina e o sal e trabalhem bem a massa com a ponta dos dedos (sem pressa e sem stress). Voltem a fazer um buraco no centro e acrescentem a água e o ovo e continuem a amassar até estar bem ligada. Coloquem ou deixem no recipiente e cubram com um pano para repousar por 2 a 3 horas.
         Para o recheio podem cozer ou assar o frango (se tiverem sobras melhor ainda). Eu temperei o frango com sal e pimenta e alho e, num fio de azeite, levei ao lume (só que não era bem azeite porque não tinha e sim óleo de soja mas mesmo assim com azeite tudo fica muito melhor). Desfiem em lascas e reservem.
         A receita original fala em fatias de bacon mas eu não as tinha por isso cortei o bacon finamente e fritei-o dos dois lados. Reservem e, na mesma frigideira, fritem um pouco as fatias de abacaxi (mesmo para libertar o sumo e não afogar a tarte). Aqui podem fritá-las já cortadas aos triângulos mas se quiserem que elas fiquem um pouco sumarentas no centro e não tão secas, fritem às rodelas e só depois é que cortam aos triângulos. Não coloquem a frigideira para lavar neste momento, ainda vão precisar dela!
Agora num recipiente juntem o bacon, o abacaxi e o frango desfiado misturem tudo e depois acrescentem as natas e envolvam tudo.
Na frigideira coloquem as cebolas com o azeite e refoguem-nas até que fiquem transparentes. Deitem na frigideira o preparado do frango e envolvam bem.
Retirem do lume e acrescentem os ovos batidos e o queijo. Temperem com a salsa picada, os orégãos, sal e pimenta. Reservem.
Estendam a massa num balcão enfarinhado (pouca farinha) com a ajuda de um rolo e coloquem numa tarteira untada. Picar com um garfo o fundo da massa. Coloquem o preparado do frango e levem ao forno a 170ºC por 30 minutos.
A minha ficou com um pouco de líquido mas acredito que foi porque não coloquei a temperatura certa no forno (os números foram apagados pelo tempo o que é algo muito próximo de uma tragédia para mim). Mas se virem que o preparado (antes de colocar os ovos batidos) está um pouco líquido, vocês podem:
1º Tirar parte do líquido;
2º Juntar uma colher de sopa de farinha aos ovos batidos.
Uma outra ideia que deve ficar bem, caso tenham de cozinhar o frango como eu tive, é cozinhar já com uma rodela de abacaxi cortado para o frango absorver o sumo.

Ficou assim:




Bom aproveito!